sábado, 7 de abril de 2012

Coordenadas geográficas

As coordenadas geográficas são linhas imaginárias da Terra, utilizadas para a localização em nosso planeta. É importante hoje porque o sistema de GPS utiliza as coordenas, rotas aéreas, marítimas e terrestres são traçadas por meio de coordenadas geográficas. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos que quando se cruzam, formam as coordenadas.


  • Paralelos: são linhas imaginárias paralelas a linha do Equador (0º) (horizontal) , as quais nos dão a latitude de um lugar. São 90º paralelos para o norte (ou Setentrional) e 90º paralelos para o Sul (ou Meridional)
  • Meridianos: são linhas imaginárias traçadas perpendiculares à linha do Equador, as quais nos dão a longitude de um lugar. O principal meridiano é o de Greenwich (0º) (vertical). São 180 meridianos para o oeste e 180 para o Leste. O Brasil encontra-se entre os meridianos 30º e 80º.

  • Latitude: é a distância de graus de um ponto qualquer da Terra em relação à Linha do Equador (horizontal) (pra cima). Cada latitude corresponde a 1º; portanto, são 90º para o norte e 90º para o sul.
  • Longitude: é a distância em graus de um ponto qualquer da Terra ao meridiano original, inicial ou Greenwich. Os meridianos vão de 0º a 180º leste e de 0º a 180º oeste (calculo do fuso horário)(deitado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário