segunda-feira, 19 de março de 2012

Produção Textual


  • Discurso e texto
- Marcas ideológicas
- Conceitos e valores no texto oral e escrito

  • Gêneros do discurso:
- Definição
- Evolução
- Tipos de comunicação 

Glicídeos, glúcides, CARBOIDRATOS, hidratos de carbono ou açúcares

FUNÇÃO: energética


1g = 4k (k= quilocalorias) 
fonte: farinácios, cereais
Deve compor 60% da nossa alimentação

SÃO CLASSIFICADOS EM:


  • Carboidratos simples (besteiras, tipo chocolate, que não precisa de digestão, então é facilmente absorvida pelo organismo)
  • Carboidratos complexos (como frutas, precisa de digestão então o organismo só absorve o necessário)


a) São poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas
b) Aldeído: CHO
c) Cetona: C = H

1ª fonte de energia (E) para a célula estrutural: 
celulose nos vegetais
quitina nos insetos e fungos
Reserva de E: amido nos vegetais
glicogênio nos animais (fígado)

CLASSIFICAÇÃO

1) Monossacarídeos (1 molécula): mais simples, menos peso molecular, não hidrolisáveis, cristaloides e solúveis em água, fórmula geral C(H2O)n.

3C: trioses; (C3 H6 O3) (o número de C e H somados vão ser sempre o número de H)
4C: tetroses; (C4 H8 O4)
5C: pentose, ribose ou desoxirribose; (C5 H10 O5)
6C: hexose (glicose, frutose, lactose) (C6 H12 O6)
7C: heptose


2) Oligossacarídeos (2 à 10 moléculas): os principais são os dissacarídeos (2 moléculas); resultam da ligação de dois monossacarídeos por uma ligação glicosídica. Fórmula geral: Cn (H2O) n-1

  • Sacarose: GLICOSE + FRUTOSE; existem um muitos vegetais; abundante na cana-de-açúcar e na beterraba; papel energético.
  • Lactose: GLICOSE + GALACTOSE; encontrada no leite; papel energético.
  • Maltose: GLICOSE + GLICOSE; existe em alguns vegetais; resultado parcial da digestão do amido dos animais; papel energético.

3) Polissacarídeos (mais de 10 moléculas): macromoléculas resultantes da união de muitos monossacarídeos (glicose); fórmula geral (C6 H10 O5)n x

De reserva: amido (mais de 1400 resíduos de glicose; em raízes, caules e folhas; forma de armazenagem do excesso de glicose produzida na fotossíntese); glicogênio (mais de 30.000 resíduos de glicose, no fígado e nos músculos; reserva energética dos animais).

Estruturais: celulose (mais de 4000 resíduos de glicose, componente esquelético da parede das células vegetais (reforço); carboidrato mais abundante na natureza); quitina (exoesqueleto dos artrópodos).


O indivíduo, sua história e a sociedade

O indivíduo nunca teve tanta importância nas sociedades como nos dias de hoje. Quando analisamos as diversas formas de sociedade e como elas se organizam historicamente, percebemos que só na modernidade a noção de indivíduo ganhou relevância.

Entre os povos antigos, pouco valor se dava à pessoa única. A importância do indivíduo estava inserida no grupo a que pertencia (família, Estado, clã, etc.) Ex: nas tripos da antiguidade mesmo com a diferença natural entre os indivíduos não havia hipótese de pensar em alguém desvinculado de seu grupo.

A ideia de indivíduo começou a ganhar força no século XVI, com a Reforma Protestante (movimento religioso que fava que os homens tinham a imagem e semelhando de Deus, isso significava que o indivíduo sozinho podia ter ''poder'')

Mais tarde, no século XVIII, com o desenvolvimento do capitalismo e do pensamento liberal, o individualismo firmou-se por completo pois acreditava-se que a felicidade se encontrava nos bens materiais e no trabalho.

Nossas escolhas, seus limites e repercussões


Quando nascemos já encontramos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção de vida material que segue parâmetros, muitas vezes, nada podemos fazer para mudar ou fugir das regras já estabelecidas.
A vida em sociedade só é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos em comum, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.


A vida de um indivíduo está, de alguma maneira, condicionada por decisões e escolhas que ocorrem fora de seu alcance. Portanto, as decisões que tomamos, em nossas relações com outras pessoas, têm ligação com decisões que já foram tomadas. Ex: quando se vota em um político representativo, o partido já escolheu ele para representar.


As decisões que a pessoa toma a conduzem a diferentes direções na vida. Seja qual for, a direção seguida sempre será resultado das decisões do indivíduo.


As decisões de um indivíduo podem levá-lo a se destacar em certas situações históricas, classificada como ''vida notável''. Podemos afirmar que não existem determinismos históricos os sociais que tornam alguns indivíduos mais ''especiais'' que os outros, pois a história de uma sociedade é feita por todos que nela vivem.  


A sociedade não é um baile à fantasia, em que cada um pode mudar a máscara ou a fantasia a qualquer momento. Desde o nascimento, estamos presos às relações que foram estabelecidas antes de nós e que existem e se estruturam durante nossa vida.