segunda-feira, 19 de março de 2012

O indivíduo, sua história e a sociedade

O indivíduo nunca teve tanta importância nas sociedades como nos dias de hoje. Quando analisamos as diversas formas de sociedade e como elas se organizam historicamente, percebemos que só na modernidade a noção de indivíduo ganhou relevância.

Entre os povos antigos, pouco valor se dava à pessoa única. A importância do indivíduo estava inserida no grupo a que pertencia (família, Estado, clã, etc.) Ex: nas tripos da antiguidade mesmo com a diferença natural entre os indivíduos não havia hipótese de pensar em alguém desvinculado de seu grupo.

A ideia de indivíduo começou a ganhar força no século XVI, com a Reforma Protestante (movimento religioso que fava que os homens tinham a imagem e semelhando de Deus, isso significava que o indivíduo sozinho podia ter ''poder'')

Mais tarde, no século XVIII, com o desenvolvimento do capitalismo e do pensamento liberal, o individualismo firmou-se por completo pois acreditava-se que a felicidade se encontrava nos bens materiais e no trabalho.

Nossas escolhas, seus limites e repercussões


Quando nascemos já encontramos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção de vida material que segue parâmetros, muitas vezes, nada podemos fazer para mudar ou fugir das regras já estabelecidas.
A vida em sociedade só é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos em comum, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.


A vida de um indivíduo está, de alguma maneira, condicionada por decisões e escolhas que ocorrem fora de seu alcance. Portanto, as decisões que tomamos, em nossas relações com outras pessoas, têm ligação com decisões que já foram tomadas. Ex: quando se vota em um político representativo, o partido já escolheu ele para representar.


As decisões que a pessoa toma a conduzem a diferentes direções na vida. Seja qual for, a direção seguida sempre será resultado das decisões do indivíduo.


As decisões de um indivíduo podem levá-lo a se destacar em certas situações históricas, classificada como ''vida notável''. Podemos afirmar que não existem determinismos históricos os sociais que tornam alguns indivíduos mais ''especiais'' que os outros, pois a história de uma sociedade é feita por todos que nela vivem.  


A sociedade não é um baile à fantasia, em que cada um pode mudar a máscara ou a fantasia a qualquer momento. Desde o nascimento, estamos presos às relações que foram estabelecidas antes de nós e que existem e se estruturam durante nossa vida.









4 comentários:

  1. Está Muito bom seu post
    Este post vem baseado no livro de Nelson Dacio Tomazi.
    Muito Bom O Assunto Falando sobre sociedade dos Individuos

    ResponderExcluir
  2. Esse resumo tá otimo,so q...Há mtos erros

    ResponderExcluir
  3. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (R) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (R) venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (R) não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoár

    ResponderExcluir