sábado, 17 de março de 2012

Hipóteses sobre o surgimento do 1º ser vivo

1) Criacionismo: criação divina (Deus)

2) Panspermia cósmica ou coszoários ou cosmogênese: os 1ºs seres vivos teriam chegado à Terra em meteoros, vida extraterrestre. Mas não explica, apenas muda o problema de lugar.

3) Autotrófica: os 1ºs seres vivos seriam capazes de produzir material orgânico, capazes de fazer fotossíntese. Mas para isso precisariam ser muito complexos.

4) Heterotrófica: os seres surgiram a partir de moléculas inorgânicas, na forma de organismos muito simples e incapazes de produzir seu próprio alimento. Essa hipótese foi proposta por OPARIM.
Ou seja, as condições do Terra primitiva permitiu o surgimento de moléculas orgânicas a partir de moléculas inorgânicas. Estas moléculas orgânicas foram ficando complexas e formaram os COACERVADOS que ficaram mais complexos e originaram os 1ºs seres vivos.
Oparim em seu livro ''A origem da vida'', obra em que expôs seus idéias a respeito do surgimento dos seres vivos como uma evolução lenta e gradual a partir de moléculas inorgânicas.


H2O fermentação
CH4
H2 -> libera CO2 -> fotossíntese (consome CO2 e libera O2) -> respiração (consome O2 e libera CO2)
N2


















Experimento de Miller (1953) - reformou a hipótese heterotrófica, fazendo em laboratório com um simulador da atmosfera primitiva e conseguiu obter moléculas orgânicas a partir de moléculas inorgânicas.











São os elementos químicos mais abundantes e frequentes nos seres vivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário